Os seguros de saúde trazem várias vantagens mas também algumas desvantagens, o que leva a pessoa a questionar-se se os seguros de saúde valem mesmo a pena.
Por um lado os seguros de saúde permitem à pessoa estar descansada quanto a alguma eventualidade de doença. Entres as vantagens do seguro de saúde encontram-se:
Por outro lado um seguro de saúde possui sombras que o tornam suspeito aos olhos dos portugueses:
Descobrir se um seguro de saúde compensa não é fácil, já que não se consegue prever as necessidades de tratamentos de saúde no futuro. Porém, pode-se estimar o número de consultas e de tratamentos olhando para o ano anterior e comparar o valor gasto em todas essas ocasiões com o preço total a pagar por um ano de seguro de saúde.
Se o preço do seguro for inferior, o seguro de saúde compensa, caso contrário não.
A resposta à pergunta se o seguro de saúde compensa depende sempre de pessoa para pessoa. Para pessoas entre os 30 e os 50 anos pode compensar fazer um seguro. Para quem tem filhos e para grávidas pode igualmente compensar.
O ideal é analisar as necessidades e pensar se as alternativas existentes serão satisfatórias.
Se achar que o seguro compensa, a pessoa deve prestar atenção a alguns critérios, antes de escolher um seguro de saúde.
Essencial é simular um seguro de saúde.
Se optar por não contratar um seguro, a pessoa pode pensar em alternativas como o Serviço Nacional de Saúde, a ADSE (mais vantajosa que o seguro de saúde segundo a DECO), eventuais seguros em grupo da empresa onde trabalha, e o recurso a hospitais privados.